Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Vulcões do Japão


Monte Aso

O monte Aso é um super-vulcão situado na parte central da ilha Kyushu, Japão. O mais alto dos seus cinco cumes atinge os 1592 m de altitude, e alberga uma das maiores e crateras de vulcões ativos do mundo, que mede 114 km de circunferência. A sua caldeira vulcânica indica a posição da cratera original, alojando um vulcão ativo e fornecendo águas termais no seu território. O seu vulcanismo é devido à subducção do arco insular. Nesta zona, a placa tectónica filipina mergulha por baixo da placa euroasiática. A depressão é povoada, e há pastagens para criação pecuária e subsequente produção de leite. O vulcão é o centro do Parque Nacional Aso Kujū. A sua última erupção foi em 2008. Nos 70 anos anteriores, só a cratera mais setentrional esteve ativa.

                                                                 Cratera do Monte Aso

Monte Bandai
 Mount Bandai é um Estrato vulcão localizado na província de Fukushima, Japão. O Monte Bandai é localizado ao sul do Parque Nacional Asahi Bandai, segundo maior parque em todo território japonês, ficando apenas atrás doDaisetsuzan em Hokkaido. Quase sempre referido como Aizu bandai, devido a sua proximidade a cidade de Aizu Wakamatsu, Monte Bandai é um vulcão em ativo. Foi relatado que entrou em erupção em 806 e de novo um milênio depois em 15 de julho de 1888.


                                  Monte Bandai por sobre campos de arroz (visão do norte)

Monte Fuji
 O Monte Fuji é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o Japão. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção. O monte Fuji localiza-se a oeste de Tóquio (de onde pode ser visto num dia limpo) próximo da costa do Pacífico da ilha de Honshu, na fronteira entre as províncias de Shizuoka e de Yamanashi. Existem três pequenas cidades que envolvem o Monte Fuji, Gotemba a leste, Fuji-Yoshida a norte e Fujinomiya a sudoeste.


                                                     O Monte Fuji e o Lago Kawaguchi


Kuchinoerabujima
Kuchinoerabujima é uma ilha vulcânica pertencente ao arquipélago das Ilhas Ōsumi, propriedade da Prefeitura de Kagoshima com o governolocal, que está localizado a 15 km a leste. A ilha possui uma área de 38 km², um comprimento de 12 km e uma largura de 5 km. O clima é subtropical. Está localizada no centro da Província de Tochigi, a 130 km de distância da cidade no litoral sul. A população da ilha é de cerca de 170 pessoas. Possui um tráfego regular, não há ligação aérea. É governada por Yakushima e Kagoshima. A ilha é de surgimento vulcânico, tipo estrato vulcão. A ilha é a maior montanha vulcânica Furudake (altitude de 657 metros), a nordeste de Shindake (de 640 metros). Possui as seguintes afluentes: Nemachi-no tategami, Nosaki-no tategami, Nemachi Onsen, Onsen Nishinoyu e Yumuki Onsen. Kuchinoerabujima é atualmente o último local por onde desapareceu o poeta americano Craig Arnold, que estava visitando a ilha em abril de 2009, realizando uma pesquisa para o seu próximo livro relativo a vulcões.
     
                                                         Ilha vulcânica de Kuchinoerabujima.


Myōjin-Shō
É um vulcão submarino localizado a 450 kilômetros ao sul de Tókio nas Ilhas Izu. Atividades vulcânicas tem sido detectadas desde 1869.



                                                                    Imagens do local


Monte Nantai
O Monte Nantai ou Futarasan é um estratovulcão no Parque Nacional Nikkō no centro de Honshū, principal ilha do Japão, que atinge 2 486 m de altitude. Muito proeminente, pode ser visto em dias límpidos da costa do Pacífico, a mais de 100 km. É um sítio popular para montanhismo e considerado montanha sagrada.


                                                       Monte Nantai

Sakurajima
 Também romanizado como Sakurashima, é um estrato vulcão ativo e antigamente era uma pequena ilha com o mesmo nome que agora está ligada com a ilha de Kyūshū, uma das quatro grandes ilhas do Japão e localiza-se na Província de Kagoshima no sul do país. O fluxo de lava da erupção de 1914 causou a ligação da antiga ilha com a Península de Osumi. A atividade vulcânica continua a ocorrer, despejando grandes quantidades de cinza vulcânica nos arredores do vulcão. Erupções anteriores criaram uma área montanhosa de areias brancas na região. Sakurajima é uma montanha de compósito, cujo cume é dividido em três picos: Kitadake (pico do norte), Nakadake (pico central) e Minamidake (pico do sul), o qual está ativo atualmente. O pico do norte de hoje é o mais alto de Sakurajima, alcançando 1117 m de altitude. A montanha está localizada numa parte da Baía de Kagoshima conhecida como Baía de Kinkō. A antiga ilha integra a cidade de Kagoshima.  A superfície desta península vulcânica é de cerca de 77 km².

                                         Vista de Sakurajima a partir de Kagoshima continental.

Monte Suribachi
O Monte Suribachi é um vulcão adormecido com 155 m de altura, ponto mais alto da ilha vulcânica de Iwo Jima, Japão. O monte ficou mundialmente famoso graças à fotografia de Joe Rosenthal, que retratava o hasteamento da bandeira estado-unidense em seu cume por marines norte-americanos, após sua conquista, na Batalha de Iwo Jima, durante a Guerra do Pacífico da Segunda Guerra Mundial, tornando-se um ícone e objeto de uma estátua alusiva à vitória das tropas estado-unidenses na batalha pela conquista da ilha, em fevereiro de 1945.

O Monte Suribachi, no extremo sudoeste da ilha de Iwo Jima

Monte Unzen
O Monte Unzen é um complexo vulcânico ativo constituído por diversos estrato vulcões parcialmente sobrepostos, perto da cidade de Shimabara, província de Nagasaki, na ilha de Kyūshū, Japão. Em 1792, o colapso de diversas das suas cúpulas de lava provocou um tsunami que matou cerca de 15 000 pessoas. Este foi o pior desastre relacionado com vulcanismo registado no país. O vulcão encontrou-se em atividade entre 1990 e 1995, tendo ocorrido uma grande erupção em 1991 que gerou um fluxo piro clástico que matou 43 pessoas, incluindo três vulcanologistas. Os seus picos de maior elevação são actualmente o Fugendake, a 1 359 m e o Heisei Shinzan a 1 486 m. Este último surgiu durante as erupções da epónima era Heisei (iniciada em 1989).


                                                                           Monte Unzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário